top of page

Moldados pelas fraquezas

(Paloma Lima)


Nosso corpo busca incansável e constantemente pela zona de conforto, o problema é que ela não nos traz nenhum crescimento ou aprendizado, nela estamos simplesmente paralisados e alheios a dinâmica de desenvolvimento que a vida nos oferece, por meio da resolução de problemas e enfrentamento dos obstáculos. Na vida espiritual não é diferente. Quando nos sentimos mais limitados e vulneráveis é que podemos experimentar o privilégio de ser guiados e supridos por nosso Deus.

   O ser humano nascido nesse mundo decaído possui em sua natureza a herança do pecado, auto suficiência e independência de Deus. Esquecemos constantemente de dar o crédito, prioridade e gratidão a quem realmente merece, ao doador de toda força, intelecto, sabedoria, capacidade e toda boa dádiva concedida aos homens. No entanto, existe um momento em que estamos mais sensíveis a reconhecer nossa total dependência do nosso Criador, quando estamos expostos às nossas fraquezas e angústias. O reconhecimento de nossas limitações e tendência natural a uma zona de conforto pecaminosa, egoísta e traiçoeira faz brotar em nossos corações a pérola da humildade, uma abertura para que Deus nos conforte e ensine com muito amor o que precisamos aprender. A perspectiva divina almeja nos trazer vida e paz verdadeiras, nos transformar pela renovação da mente e pensamentos. 

   O fruto desse relacionamento permite que o Espírito Santo nos impressione e inspire nossa consciência em direção a vontade de Deus. A bíblia é enfática ao afirmar em 2 coríntios 12:9 que o poder divino se aperfeiçoará através da nossa fraqueza. Constantemente somos confrontados por nosso próprio ego a tomar atitudes e iniciativas que nos tragam senso de satisfação, orgulho e controle. Esquecemos que nossas maiores virtudes se tornam evidentes por meio da humildade e não o contrário. Atitudes opostas à nossa natureza, contraintuitivas, tem um mar de riquezas espirituais a nos oferecer se tão somente tivermos a fé suficiente para colocá-las em prática. Uma dependência saudável do nosso Deus nos traz uma nova perspectiva de vida, alento, esperança, alegria, propósito e um olhar a longo prazo da vida e dos acontecimentos. Entendemos que é possível confiar em Deus, no Seu amor e bondade ainda que não tenhamos todas respostas que gostaríamos.

    De modo que a grande lição que podemos tirar dessas experiências adversas é que a nossa história de vida faz parte de um plano maior e mais elevado para cada um de nós. O grande desejo do nosso Deus é nos alertar quanto as consequências do pecado em suas variadas formas e o quanto podemos e devemos confiar e depender dEle para que alcancemos o real sucesso em nossa jornada aqui neste mundo. Precisamos estar conscientes que nossa existência não acaba aqui e um dia teremos a justiça e respostas que tanto almejamos. O nosso Senhor e Salvador Jesus prometeu estar conosco em todos os momentos (Mateus 28:20). Que possamos descansar nessa doce promessa e sermos fiéis até o fim, independente das circunstâncias.

bottom of page